Envelope “Leva e Traz”

01/04/2019

Envelope “Leva e Traz”

Para a prática de produção de texto.

A escrita é uma importante ferramenta, não só nos estudos, mas também no cotidiano. Cultivar o hábito da escrita pode desenvolver a nossa concentração, estimular o aumento de vocabulário e melhorar a caligrafia.

Na infância, proporcionar situações de estímulo a leitura e a escrita, são essenciais para uma boa formação cognitiva, pois proporciona uma alfabetização de qualidade e, consequentemente, maior absorção dos conteúdos.

Diante desse cenário, o Colégio CEIC desenvolveu um projeto em que estimula esse hábito de forma mais frequente, estabelecendo, também, uma interação entre família e escola. Isso se dá através do Envelope “Leva e Traz”.

O Envelope “Leva e Traz” consiste em uma produção de texto semanal, que engloba a escrita, a correção ortográfica e gramatical e a reescrita do texto, a partir da análise criteriosa da professora regente.

Semanalmente, os alunos são estimulados a produzir um texto, tomando como ponto de partida, textos motivadores relacionados à temática proposta para a produção, com um debate mediado pelo (a) professor (a).

Este primeiro momento é fundamental para impulsionar as ideias iniciais sobre a escrita que os alunos criarão, a fim de que eles construam bons textos a partir do material e discussão propostos em sala.

Após esta aula, as produções passam por correção do (a) professor (a), que as devolve na aula seguinte para a reescrita, que será realizada em casa. Esta reescrita é realizada com a ajuda da família e consiste em verificar os erros e observações sinalizadas pelo (a) professor (a), no texto, e escrevê-lo novamente.

Esse projeto colabora com a interação do aluno com o conhecimento de mundo, presente na produção do texto, enriquecendo a escrita e interpretação sobre diversos assuntos.

E os resultados alcançados com esta prática são muito significativos, pois, além da participação efetiva da família no processo de reescrita, é possível ver uma evolução real da escrita dos alunos, ao final do processo, fazendo com que todos valorizem cada vez mais este trabalho.