Notícias


O amanhã é hoje!

04/04/2019

O amanhã é hoje!

Sabemos que os recursos naturais do mundo em que vivemos são finitos. Por isso, a sustentabilidade é um termo atual quando o assunto é meio ambiente. Diante da finitude dos nossos recursos, utilizar o essencial com equilíbrio é a chave para a longevidade da humanidade no planeta. Mas será que fazemos o necessário?

O consumo é a tônica da modernidade. Quanto mais se consome, mais se quer consumir. Esse ciclo vicioso vem deixando a vida humana na terra inoperante, pois a grande dependência da natureza para a manutenção do padrão de consumo atual é insustentável, visando novas gerações.

Nesse sentido, a sustentabilidade ambiental vem como uma chance de oportunizar novas práticas de consumo, mudança de hábitos e outras maneiras de suprir as necessidades humanas, sem comprometer o futuro de outras pessoas.

O importante é COMEÇAR por algum lugar. Quer saber por onde? Vão aí alguns exemplos:

- Ao invés de comprar roupas novas, promova um bazar entre amigos. Às vezes, não precisamos de algo novo. Uma troca ou uma roupa usada mais barata pode suprir essa necessidade.

- Faça suas rotas a pé ou de bicicleta, se possível. A queima de combustíveis fósseis é um dos grandes problemas que ameaçam a natureza e nosso bem-estar. Por isso, se puder, faça esses trechos a pé ou de bicicleta. Além de fazer sua parte com o mundo, também estará fazendo exercícios físicos.

- Reduza o tempo de banho. Banhos demorados gastam bastante água e energia elétrica, esta última quando usada. Por isso, tome banhos mais rápidos.

- Pare de usar sacolas plásticas. As sacolas tradicionais são feitas de petróleo que é um recurso não-renovável. Além disso, sacolas plásticas não embalam somente compras. Com o descarte inadequado junto ao lixo doméstico, as sacolas plásticas atrasam a decomposição do material orgânico, que seria muito mais rápido se estivesse em contato com o ambiente. Sem contar que sua própria decomposição demora cerca de 500 anos. Opte em utilizar sacolas ecológicas para carregar suas compras e caixas de papelão para descarte de lixo.

Essas são só algumas dicas para começar a se adaptar a uma realidade que muitos não querem enxergar: de que é preciso ter um consumo consciente já!

Crianças e jovens crescem com a sociedade dizendo que eles são o “futuro da nação”, mas o futuro já chegou e ele é hoje! Não há mais tempo a perder. Se deixarmos para depois o que podemos fazer agora, não haverá futuro para ninguém.

Por isso, dê o primeiro passo, pois uma pequena atitude pode ser o suficiente para começar a mudança que a nossa sociedade precisa.


VEJA AS FOTOS

Clique na imagem para amplia-la


VEJA TAMBÉM


Outras notícias