Editoriais

2021: O ANO DA ESPERANÇA

10/01/2021

2021: O ANO DA ESPERANÇA

Trinta e um de dezembro de 2019. As pessoas viviam a expectativa pela chegada de 2020, das festas e dos preparativos do Réveillon. Naquela mesma data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebia um alerta do governo da China sobre uma nova doença, uma pneumonia viral desconhecida, com 27 casos sob investigação na província de Wuhan. O que não se poderia imaginar é que, ao longo dos 12 meses seguintes, os infectados somariam mais de 90 milhões no planeta, com quase 1,9 milhão de mortos, mais de 200 mil óbitos somente no Brasil.

O ano de 2020 foi trágico e definitivamente marcado pela pandemia do novo coronavírus. A doença foi batizada de covid-19, termo que tão tristemente passou a fazer parte do nosso cotidiano. O vírus que trancou o mundo em casa, impediu abraços, beijos, separou pais de filhos, avós de netos, casais, amigos, retirou os alunos das escolas. Destroçou famílias e foi cruel com as vítimas, que sucumbiram sem nem ao menos terem a chance do conforto, do carinho ou do olhar daqueles que tanto amavam.

Passamos a dividir, dentro de casa, trabalho, estudos e família. Quartos, salas, cozinhas, varandas e todos os outros cômodos das casas viraram escritórios, academias e principalmente, sala de aula. A pandemia mudou a cara do planeta e escondeu a nossa sob máscaras. Em meio a tanta dor, incerteza, apreensão e desespero, só nos permitiu sorrir com os olhos. E ainda assim, nos ensinou a sermos mais fortes, a estarmos unidos mesmo que na distância. E entre tantos desafios, perdas e pequenas conquistas da liberdade de ir e vir, 2020 chegou ao fim contaminado pela pandemia, nos deixando como consolo o avanço das vacinas e a esperança da vitória da Ciência sobre o vírus e a ignorância. Que 2021 entre para a história como um ano realmente novo, que o mundo comece a se levantar.

2020 foi um ano de transformação, agora vivemos um ano de plena esperança com a perspectiva de nos reencontrarmos e sobretudo, de podermos nos abraçarmos em breve.

Ana Caroline Carvalho
Redatora