Editoriais


A ESCOLHA PROFISSIONAL

09/11/2021

A ESCOLHA PROFISSIONAL

Escolher qual carreira seguir não é uma decisão fácil, principalmente quando ela tem que ser feita ainda na adolescência. Decidir a respeito do futuro profissional é um processo sério e que pode sofrer influência de diversos fatores externos. O jovem recebe cobranças da sociedade, dos amigos e até mesmo da família. O tempo que cada pessoa precisa para se conhecer e decidir o que é melhor para si, são diferentes, o desenvolvimento emocional, intelectual do jovem é uma espiral que está em constante mutação. 

O ser humano depara-se no dia a dia com escolhas a serem feitas em diferentes aspectos. Em determinadas fases da vida, como no vestibular, essa escolha é mais decisiva em relação a todo o resto e surgem os questionamentos a respeito da profissão que pretende exercer, o aspecto financeiro, o mercado de trabalho, entre outros. Essa decisão está ligada ao processo de escolha como um todo. A maneira que o jovem aprendeu a fazer escolhas desde criança irá influenciar na decisão do futuro profissional. Além da dificuldade da idade, o adolescente sofre diversas pressões, como a de seguir uma certa profissão que dará maior estabilidade financeira. Importante lembrar que o dinheiro, por mais necessário que seja, não pode ser o principal critério, pois outros fatores devem ser levados em consideração, como as habilidades e os interesses de cada um. Quando se faz o que gosta, é mais fácil se dedicar e se envolver com o trabalho e, consequentemente, a probabilidade de ser bem sucedido financeiramente é maior, quem nunca ouviu a famosa frase do filósofo chinês Confúcio: “escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia”. 

O processo de escolha da profissão envolve um tripé: autoconhecimento, conhecimento da realidade da profissão e tomada de decisão. Para contribuir com isso, promovemos no ambiente pedagógico, situações que estimulem a reflexão dos nossos alunos. Com as turmas principalmente do Ensino Médio, nossa missão é fazer com o que o adolescente comece a pensar sobre o futuro profissional com antecedência. Nosso objetivo maior é ensinar e essa aprendizagem não é só feita de conteúdo programado. A procura por informações a respeito do curso torna-se uma aliada e também é imprescindível para o sucesso da escolha. Entendemos que cada aluno precisa ser olhado individualmente e que todos necessitam de uma orientação que lhe traga segurança para enfrentar os desafios da vida que começam a acontecer no início da graduação. Dessa forma é de extrema importância que o jovem tenha a oportunidade de se conhecer e também conhecer as profissões e suas especificidades, tenha orientação e tempo disponíveis para refletir e considerar as diversas possibilidades. 

 

Ana Caroline
Redatora