Editoriais

EDUCAÇÃO E INDEPENDÊNCIA

01/09/2021

EDUCAÇÃO E INDEPENDÊNCIA

Como falar de independência e não falar da libertação promovida por meio da Educação? Como instituição escolar, chamamos atenção para o lugar simbólico ocupado pela educação nos projetos de independência do país e, ao mesmo tempo, para demarcar a escola como um importante lugar a partir do qual o Brasil poderia e deveria ser pensado, como forma de vivenciarmos na prática, a tão almejada independência.

Assim como a política, a economia e suas atualidades, a educação, em sua história e por meio das grandes questões atuais que sintetiza, nos revelam um país fragmentado e tão desigual quanto diverso. Ao mesmo tempo, alunos, pais, professores, toda a comunidade escolar, nos mostra um país em que as pessoas lutam incansavelmente pela garantia dos direitos básicos. Por isso, o ato de ensinar precisa ser entendido sob o prisma da liberdade, Paulo Freire desenvolveu um trabalho pedagógico que vislumbra a Educação como uma conquista libertadora, através da qual as pessoas seriam agentes que operam e transformam o mundo.

Nessa época do ano em que comemoramos a festa da independência nacional, reafirmamos a ideia de que pensar a Educação é a única forma de pensar o Brasil de forma independente. Aprender é um processo revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo. Portanto, só vamos comemorar a verdadeira independência do Brasil quando todas as nossas crianças e todos os nossos jovens tiverem acesso à uma Educação de qualidade, o que significa dizer uma escola que assegure o direito à aprendizagem a todos os alunos na idade certa.

E assim faremos de fato do Brasil, um país independente.

Ana Caroline
Redatora