Editoriais


HOMENAGEM AO PROFESSOR

06/10/2021

HOMENAGEM AO PROFESSOR

Durante o ano, são inúmeras as datas em que se prestam homenagens a profissionais dos mais diversos ramos de atividades. O dia 15 de outubro é tradicionalmente dedicado a um em especial: o professor. É um momento oportuno para uma reflexão. Vale a pena ser professor?

No atual contexto educacional, em qualquer nível (municipal, estadual ou federal), na esfera pública ou privada, talvez encontremos muitos nãos. Salários pouco atrativos, jornada de trabalho exaustiva, falta de perspectiva de carreira profissional... Mas, ser professor é, e ainda será (devemos crer nisso), uma vocação. Quem não se lembra de um professor ou professora que marcou sua vida? Na alfabetização, nas séries iniciais de sua vida escolar, que desvendou os mistérios dos conteúdos mais difíceis. Que nos encantou com belos exemplos de lições de vida, que nos despertou para a escolha de profissões, que nos fez bons leitores, escritores artistas, cientistas, líderes. E que também incentivaram muitos a serem professores como eles...

Onde quer que se encontre uma criança a ser iniciada na vida escolar, um pré-adolescente caminhando no ensino fundamental, um adolescente às voltas com o desafios da preparação para o ENEM, para a carreira militar, para aprender a ser técnico em um ofício. Onde houver um jovem ou adulto em busca de um diploma no curso superior, lá estará um mestre.

 

                  Por Ana Caroline
Redatora