Editoriais


PRATIQUE A GENTILEZA HOJE!

05/07/2021

PRATIQUE A GENTILEZA HOJE!

Segundo o dicionário Aurélio, "gentileza" é um ato afetuoso que é feito com delicadeza e amabilidade que resgata a essência de um tratamento mais humano.

A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadoso, distinto e delicado. Sua prática, tornou-se cada vez mais rara diante dos tempos modernos. Aonde será que perdemos a gentileza descrita em sua definição? Em um mundo de vazios e feedbacks instantâneos é tão comum a indiferença e falta de zelo nas relações, que quando nos deparamos com atos gentis, o momento ganha traços de uma anomalia. Há quem diga que possa ser falsidade ter boas intenções, mas também existem pessoas que são tocadas por uma ação bondosa, por mais simples que seja. Quem nunca ouviu o famoso ditado: “Gentileza Gera Gentileza”, criado por José Datrino?

Nos lembramos todos os dias de nos conectar à tantas coisas: e-mails, redes sociais, contas bancárias e etc. Mas nos esquecemos, porém, de nos conectar com as pessoas. E a gentileza é um dos elos iniciais das relações que são, de fato, importantes para nós! Diante disso, quantas pessoas boas e interessantes deixamos de conhecer, de verdade, porque não as tratamos de maneira gentil ou, por justamente, as tratarmos com falta de amor e cuidado? Sabemos que todos temos dias bons e ruins, mas será que fazemos o nosso melhor para sermos melhores em dias piores?

Ser gentil, primeiramente, faz bem para quem o é e depois ao próximo. É uma via de mão dupla, de troca e ao longo do processo, torna-se multiplicador. Com gentileza, podemos transformar o dia das pessoas e deixar que essas pessoas transformem o dia de outras. E assim, todos saem ganhando, não existe lado ruim nisso. A bondade fica cada vez mais fácil com a prática, quando somos bons com os outros, nossos hábitos mentais de negatividade e rigidez começam a mudar. Tornamo-nos cada vez menos preocupados em obter nossa parte e mais interessados em ajudar os outros.

Participar das tarefas do lar, levar uma flor para casa, preparar uma sobremesa diferente para o almoço em família no domingo, ajudar um idoso atravessar a rua, ceder o assento do ônibus para uma gestante... A gentileza começa por nós, em pequenas atitudes como essas, mas grandiosas quando realizadas na intenção de ajudar alguém. Não espere pelo outro, comece por você!

Então, que tal ser gentil hoje?

 

Por Ana Caroline
Redatora