Arthur Fernandes Siqueira

06/02/2020

Arthur Fernandes Siqueira

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Vila Velha, o mestre e doutor Arthur Fernandes Siqueira é o nosso aluno, nosso orgulho de fevereiro. Arthur concluiu seus estudos de mestrado na Universidade Federal de Londrina (UEL) e o seu doutorado em Ciências da Vida (Life Sciences) na Universidade de Tohoku no Japão, onde mora atualmente.

Mesmo com a diferença no fuso horário, o ex-aluno dedicou-se parte do seu tempo para conversar com a nossa equipe de redação e relembrar os tempos escolares, época em que conviveu nos corredores e salas do Colégio CEIC. Nessa entrevista, Arthur comenta sobre a escolha profissional, a decisão de se mudar do Brasil e das saudades que sente da terrinha e do período em que estudou na instituição.

"A escolha da minha profissão aconteceu ainda na infância. Eu sempre soube que queria ser um cientista (pesquisador), o que é uma área extremamente ampla. Como eu gostava muito de Física e Computação, achava que seria na área de exatas, mas o meu amor por Biologia falou mais alto e o Colégio teve um peso enorme na minha decisão, em especial pela pessoa do professor Affonso, meu grande mentor. Inclusive, parte da minha dedicatória na formatura foi para ele."

Dos tempos de aluno, Arthur sente falta da convivência com os amigos e do tempo livre entre as atividades escolares. A volta para casa, era o momento em que aproveitava para colocar a conversa em dia enquanto caminhava pelas ruas de Itapoã.

"Sinto falta dos colegas que se tornaram amigos e são presentes até hoje, mas devido à distância, não temos contato mais próximo. Do tempo livre que a adolescência nos permite desfrutar, o tempo parecia passar mais devagar. E principalmente sinto falta do tempo que me dedicava a aprender outras coisas que me despertavam interesse e claro, das aulas do professor Affonso."

Em sua carreira no campo da pesquisa, Arthur acredita que é como qualquer área profissional e precisa ser movida pela paixão. Mesmo saindo da faculdade, concluindo uma especialização, ele defende a ideia de que precisamos nos manter atualizados e envolvidos com algum tipo de estudo, pois o aprendizado é contínuo. Para ele, os estudos e o investimento na educação são ferramentas poderosas para a transformação pessoal. Por isso, sempre teve interesse pela cultura japonesa, desde criança era fascinado com a organização e tecnologia do Japão.

"Morar no Japão, é um sonho de infância. Os costumes japoneses e o estilo de vida oriental, completam a minha personalidade. Sinto-me realizado estando aqui, é quando olho para trás e vejo como cada sacrifício valeu a pena, cada noite em claro estudando, cada rock em que não pude comparecer, tudo ganhou sentido com a minha chegada em terras japonesas."

Antes de se despedir, nosso aluno deixou uma mensagem para aqueles que pretendem seguir seus caminhos e dedicarem-se à pesquisa científica. Deixou também, um agradecimento aos colaboradores que fizeram parte da sua vida escolar e uma mensagem especial aos alunos que fazem parte do colégio agora:

"Aos que pretendem se tornar pesquisadores, não desistam dos seus sonhos. Uma vez que traçar a sua meta, dedique-se com afinco e aos poucos construa o seu caminho. Muitos obstáculos irão surgir, a caminhada é árdua. É possível que você tenha que abrir mão de muitas coisas como família, amigos e relacionamentos. Minha sugestão é que você se coloque sempre em primeiro lugar e não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Tenha sempre um plano B ou até mesmo um C, caso algo dê errado, você não se sentirá desamparado, mas sem que isso mude o seu foco e te desequilibre. E por último, mas não menos importante: estude, estude, estude, estude..."

"Aos funcionários que tornaram-se amigos, quase que uma extensão da minha família, agradeço pelo excelente sistema de ensino e por todo suporte que tive durante meu ensino básico. Além disso, pela receptividade de sempre, com todos da escola, dos mais velhos aos novatos. Cheguei de outro estado, não tinha muitas referências na cidade e vocês foram incríveis na minha chegada. Muito obrigado por tanto cuidado, carinho e respeito comigo e minha família."

"E vocês, privilegiados por estarem dentro dessa escola, aproveitem. Esse é um momento muito especial que só passamos a valorizar quando não fazemos mais parte dele (todas as memórias construídas aí serão levadas para a vida toda). Além das aulas, a interação com os professores e funcionários precisam acontecer da melhor forma possível, então, humildemente, peço que sejam solidários uns com os outros. Mantenham-se harmoniosos e sempre tenham muito respeito com o próximo. Nunca se esqueçam que alunos que foram zoados (como eu fui um dia), no período escolar, podem se tornar excelentes profissionais no futuro e em algum momento da vida, vocês podem precisar deles. Amor e respeito são as palavras-chave."

Arthur, o Colégio CEIC agradece por sua disponibilidade em conceder a entrevista e deseja a você muito sucesso e que você continue conquistando seus sonhos. Apesar da distância, estamos aqui de portas abertas para recebê-lo e sempre estaremos torcida por você. ありがとう - Arigatô! (Obrigado, em japonês)