Nosso aluno, nosso orgulho


Joãoo Herbert de Freitas Brito

04/11/2020

Joãoo Herbert de Freitas Brito

O Nosso Orgulho do mês de setembro é o João Herbert de Freitas Brito, de 31 anos. De 2004 a 2006, João Hebert estudou conosco durante o Ensino Médio e hoje é um profissional de Tecnologia e especialista em Gerenciamento de Projetos, sendo referência no estado do Espírito Santo, com várias certificações internacionais.

Tendo como grande influência, o professor Serjão, João Herbert atua como professor e consultor na FAESA, na Universidade Cândido Mendes e na Petrofoco, tendo mais de 13 anos de carreira. Ele lembra que Serjão, seu professor de História, na época de CEIC, foi um grande incentivador e que suas palavras e ensinamentos foram determinantes para o caminho que ele escolheu percorrer, após concluir seus estudos:

“O professor Serjão, foi uma pessoa que marcou muito minha trajetória. Ele me direcionava, me fazia pensar fora da caixa e ele estava com a razão, sabe? Ele contava muitas histórias e eu era uma pessoa que raramente gostava de História, né? Só que a forma que ele falava, me fazia ficar interessado e eu acabava gostando da aula. Então, a minha forma de lecionar, hoje, tem muito do que eu via no Serjão. Me espelho nele.“

Quando estava se preparando para o vestibular, João Herbert lembra o quanto as conversas com o Prof.º Serjão foram importantes:

“Parecia que quando ele dizia algo, era sempre fundamental pra mim. Um exemplo disso foi no meu último ano, muitos prestariam vestibular para algum curso de Engenharia, então, o procurei pedindo orientação, pois estava pensando em me tornar Engenheiro também.

Ele me disse: “Engenheiros existem aos montes, porque você não escolhe uma área que está em ascensão? Você é um cara inteligente, conseguiu o primeiro lugar no simulado do ENEM, aposta na área de tecnologia, você já sabe mexer em computador, vai prosperar ligeiro...”, na época, eu já era envolvido com montagem e manutenção de computadores, era só o começo do crescimento da área de tecnologia e ele enxergou em mim um potencial que eu ainda não via.

Ele falava assim comigo, como um pai falando com um filho. Essa relação que ele tinha com os alunos era muito vantajosa e positiva. Graças a ele, optei pela área de Tecnologia e fiz duas faculdades na área, ao mesmo tempo. Infelizmente, na época, não tinham cursos da área, na UFES, mas consegui bolsa com o meu ótimo desempenho no vestibular. Depois, fiz uma pós em gerenciamento de projetos e me certifiquei internacionalmente. Então, o Serjão me direcionou, guardo a lembrança dele com muito carinho.”

Ainda sobre a época de aluno, no Colégio CEIC, João Herbert lembra do que mais sente saudade, além de um fato marcante:

“Sinto muita saudade dos professores, dos amigos de colégio, pois passávamos muito tempo juntos, estudando para os simulados e ENEM, sinto falta daquela rotina. Me faz lembrar de quando conquistei a primeira posição no simulado preparatório, me fez sentir que estava no caminho certo e acabei me tornando referência para os meus colegas de turma. Ter pessoas assim, que direcionam o nosso caminho, pessoas próximas, como os professores, faz muita falta.”

Após concluir seus estudos no CEIC, João Herbert nos contou um pouco mais de sua trajetória profissional:

“Como disse, cursei duas graduações ao mesmo tempo, uma de Sistemas de Informação e outra de Análise e desenvolvimento de softwares, então, logo comecei a trabalhar na área de tecnologia e fui evoluindo. Comecei como desenvolvedor de sistemas, depois passei a ser analista de sistema.  Fiz um curso de pós-graduação em gestão de projetos e aí comecei a atuar como gestor de projetos, na parte de gestão de equipe. Fui evoluindo e entrei em grandes empresas.  Hoje me tornei referência em gestão de projetos aqui, no Espírito Santo, pois detenho algumas certificações internacionais, três delas, de excelência na área de Gestão de Projetos (PMP e ACP do Project Management Institute, PMO-CC da Global Alliance, SFC da SCRUMstudy, SFPC da CertiProf e Java Programming da ORACLE).

Hoje, além de atuar como como professor e consultor em gerenciamento de projetos, sou Gestor de Projetos e Processos da empresa SPASSU TECNOLOGIA sendo responsável por liderar 20 projetos da Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria de Educação e Serviços Médicos Especializados. Estou também, há 8 anos como Diretor/ Gestor da diretoria de Educação do PMI-ES, buscando sempre disseminar o conhecimento de gerenciamento de projetos no Estado do Espírito Santo.”

Para encerrar sua participação, João Herbert deixa uma mensagem para os alunos, pais e funcionários e toda a comunidade escolar do Colégio CEIC:

“Gostaria de parabenizar todos os professores, funcionários e todos aqueles que já fizeram e fazem parte do CEIC, nos dias de hoje. Obrigado por todas as lutas e vitórias que me ajudaram a conquistar. Gostaria de agradecer em especial ao professor Serjão que, sem dúvida, foi a minha maior referência como pessoa e professor, pois me direcionou e me orientou na escolha que eu fiz para a minha carreira. Foi uma honra fazer parte de uma história tão bonita que o CEIC vem construindo ao longo do tempo, serei eternamente grato!”

João Herbert, o Colégio CEIC | Dentinho de Leite agradece sua participação e deseja, além de muito sucesso, que se você torne uma grande inspiração para muitos alunos, bem como encontrou conosco, na pessoa do professor Serjão, este combustível para buscar e realizar seus sonhos!