Laís Traichel

09/11/2021

Laís Traichel

Conseguir se classificar em um vestibular concorrido no curso com a maior nota de corte não é algo que se conquista do dia para noite. A dedicação é intensa, muitas atividades de lazer são deixadas de lado e cada exercício resolvido é uma vitória.

Laís Traichel, de 17 anos, viu seu nome na lista de duas Universidades: UVV e Multivix e soube, naquele momento, que o sonho de cursar Medicina está prestes a ser realizado. Durante todo o Ensino Médio, a aluna focou no vestibular e, para conquistar seu objetivo de poder mudar a vida das pessoas por meio do seu trabalho, o descanso se tornou algo secundário nos últimos 3 anos de escola.

Enquanto ainda se prepara para prestar o ENEM e concorrer ao vestibular das Universidades Federais, o nosso orgulho do mês de novembro deixa 5 dicas importantes para ajudar você nos estudos:

1. Não se compare aos outros:

O seu amigo estuda 15 horas por dia e você só tem tempo para estudar seis? O seu primo está no melhor cursinho do estado e você teve que estudar por conta própria este ano? Se comparar dessa forma só irá prejudicá-lo na busca pela vaga. Isso irá deixar você mais preocupado e ansioso, tirando horas de sono, de estudo e, principalmente, a tranquilidade necessária para realizar as mais importantes provas. Preocupe-se com a sua rotina e tenha seus professores como grandes aliados no decorrer do ano.

2. Tente não deixar o nervosismo assumir as rédeas:

Divido a prova em três grandes pontos: estudos, atenção e tranquilidade. Tudo o que aprendemos, precisa andar junto com a nossa paz, o nervosismo é normal, mas ao perdemos o controle, criamos uma espécie de “blackout” na mente e perdemos pontos por erros bobos. Lembre-se que é apenas uma prova e que a vida é muito mais que 90 questões escritas em algumas folhas. Nossa sua saúde mental vem em primeiro lugar sempre.

3. Seja didático nas respostas da segunda fase:

Pode parecer difícil tentar simplificar um raciocínio sem renunciar a conceitos mais complexos e um conselho valioso é: faça a prova como se você tivesse que explicar a resolução para algum parente, que não entende do assunto O corretor, além da resposta correta, quer saber se você realmente entende o tema abordado. Nas questões exatas, a resolução deve ser feita passo a passo, demonstrando seu raciocínio e indicando as contas feitas.

4. Acredite em você mesmo:

Não imaginava que seria aprovada na primeira tentativa do vestibular para Medicina. É um curso difícil, com muitos concorrentes e é comum pessoas tentarem por 2 ou 3 anos sem serem aprovadas. A questão é que somos muito mais do que achamos nessa fase de medos e inseguranças. Passar em qualquer vestibular é difícil e, por isso, estudar nunca é demais. Ou seja, acredite no seu potencial e no quanto você estudou, mas não deixe que isso gere uma espécie de comodidade.

5. Leia muito:

Acredito que essa tenha sido a estratégia que mais me ajudou nas provas. Leia muito! Não falo apenas dos livros que aparecem na lista, mas qualquer um que desperte seu interesse, mesmo que não caia no vestibular. A leitura será uma importante aliada na interpretação das questões e no desenvolvimento da sua Redação.

Laís, a primeira etapa dos seus estudos foi concluída com sucesso e nesse momento, desejamos a você cada vez mais conhecimento e uma excelente experiência como estudante acadêmica. Que a sua carreira profissional seja brilhante, assim como, a sua vida estudantil em nossa escola. Estaremos sempre com você, parabéns!