Rafael Coelho

07/12/2021

Rafael Coelho

O Nosso Aluno, Nosso Orgulho da última edição de 2021, é o ex-aluno Rafael Coelho que estudou no Colégio do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Concluindo os estudos no nível básico, Rafael ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2007 onde formou-se publicitário. Hoje, comanda a banda de pagode “Pedala Samba”, projeto iniciado ainda no Ensino Médio e seu escritório de marketing. Rafael sente-se realizado, mas com muitos objetivos a serem alcançados tanto profissionais, como pessoais.

Em sua entrevista, ele relembra a fase de aluno e compartilha um pouco da sua vida de profissional.

1 - Como era o Rafael aluno?

Olha, não vou mentir. Eu era o aluno do fundão, o zoador, sempre gostei de fazer meus colegas rirem. Mas isso não me impedia de estudar, prestava atenção nas aulas, tinha meus professores como verdadeiros amigos para tudo. Alguns eu tenho contato até hoje, eles sempre foram inspiração para mim e levo cada um deles como exemplo profissional.

2 - Em todos esses anos frequentando a escola, qual lembrança mais te marcou?

É difícil responder essa pergunta, tudo que vivi no CEIC é muito especial, parte disso me ajudou a ser quem sou hoje. Tentando relembrar algum momento, me veio um gibi que criei de forma despretensiosa. Sempre fui observador e aproveitava as deixas dos professores e colegas, para criar alguma situação engraçada e em uma dessas oportunidades, eu criei uma espécie de jornal da sala que contava os melhores momentos da semana. De maneira bem improvisada, eu criava os textos e fazia desenhos, meus colegas começaram a criar expectativa, esperando a próxima edição e consequentemente, meus professores também. Eram situações engraçadas e no final do ano, resolvemos fazer em formato de gibi. Estruturamos os quadrinhos, os desenhos deram lugar para fotos, criamos patrocinadores, fizemos tiragem em gráfica e todo mundo levou de lembrança. Entregamos um exemplar em mão para os diretores. Infelizmente não tenho o meu mais, mas só de lembrar tenho sensações maravilhosas.

3 - Do que mais sente falta dessa época?

Do dia a dia mesmo. As responsabilidades eram infinitamente menores, a nossa preocupação era não esquecer a carteirinha, não chegar atrasado e principalmente, não levar uma ocorrência para casa no final da aula (pelo menos a minha era... rs). Engraçado que quando estamos na fase escolar, ficamos ansiosos para terminar, achamos que os estudos para por alí e na verdade, é apenas o começo. Desde então, tenho estudado sempre Tento me manter o mais atualizado profissionalmente, seja na área da música que é minha paixão e ou na área da própria publicidade e marketing.

4 - Como foi a escolha da sua profissão, quem te inspirou?

Minha escolha profissional foi feita na adolescência, fui uma criança privilegiada por ter a infância que tive. A escola me abriu portas, mostrou a importância da leitura, da criatividade e aos poucos fui despertando a curiosidade pela comunicação. Minha inspiração sempre foram: meus pais, por tudo que representam na minha vida, alguns músicos que considero verdadeiros poetas e sim, os professores que tive no CEIC. Professor Serjão com seus conselhos e suas aulas sobre a história da sociedade, professora Mônica de Língua Portuguesa com seu olhar de mãe e sempre acolhedora, professor Fardin e sua paciência em nos ensinar a entender as fórmulas da Matemática, a professora Myrthes, sempre dedicada a nos ensinar o melhor nas aulas de Educação Física, são exemplos que levarei comigo eternamente.

5 - Como foi seu ano 2021 e o que você espera de 2022?

O ano que passou foi de extremo aprendizado, tanto familiar como profissional. Tenho vivido a melhor fase profissional e pessoal. O que espero de 2022 é muita saúde e conhecimento, para que eu possa continuar me dedicando às outras pessoas, seja ajudando a levar entretenimento com minha música ou criando a identidade visual de um produto ou marca.. Que seja um ano abençoado para todos nós, infinitamente melhor que 2020.

6 - Deixe uma mensagem aos alunos, aos seus colegas e colaboradores.

Aos alunos, aproveitem cada segundo, minuto, hora e dia que passarem dentro dessa escola! Foi aí que conheci pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida até hoje e tive professores que realmente fizeram diferença. Aproveitem e sejam gratos por sentarem nessas carteiras. Aos meus colegas que hoje são meus amigos, vocês são incríveis, só quem viveu na nossa turma sabe… Éramos unidos e mesmo na bagunça, sempre fomos motivos de orgulho para todos que conviveram com a gente. Aos funcionários, o meu muito obrigado. Agradeço por tudo que fizeram por mim e minha família, sempre nos recebendo de portas abertas, pela paciência comigo, pelo apoio aos meus pais. Valeu por tudo família CEIC!