Raphaela Barcellos da Silva Lopes

16/03/2021

Raphaela Barcellos da Silva Lopes

Raphaela Barcellos da Silva Lopes, 28 anos, estou no CEIC desde a Educação Infantil (Dentinho de Leite). Prestou vestibular para pedagogia e formou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, nossa ex-aluna faz parte do time de colaboradoras do Dentinho de Leite e em sua entrevista, nos conta que a vontade de se tornar professora, começou quando ainda era aluna. Pelos corredores do colégio, ela vivenciou juntamente com seus professores, momentos que despertaram nela o interesse pela sala de aula.

Como coordenadora disciplinar, Raphaela acredita que a educação no Brasil precisa romper barreiras, um trabalho contínuo, dia após dia, geração por geração.

"As instituições de ensino, precisam estabelecer um elo forte entre escola > aluno > família, pois é a relação mais importante na formação de um cidadão ético. Hoje percebo como foi primordial para meu desenvolvimento intelectual e pessoal, estar dentro do CEIC. Um colégio que realiza ações para aproximação da família ao ambiente escolar e a comunidade como um todo.”

Ao falar dos tempos de aluna, tia Rapha relembra o que mais marcou durante sua passagem por aqui e o que mais sente falta ao lembrar do CEIC.

"Quando estamos no colégio, achamos tudo muito chato. Acordar cedo, usar uniforme, ouvir sermão de professores preocupados com nosso rendimento, a tensão em receber o boletim na reunião de pais - ao entrarmos na universidade, isso muda e quando percebemos, estamos sozinhos... Não tem pais, não tem professor amigo, não tem pedagoga que cuida com carinho, é só você. O que ameniza a saudade, é o contato que ainda tenho com parte da equipe que me viu como aluna."

Para nossos alunos que pretendem seguir seu caminho na área educacional, Raphaela reconhece que planejamento e base familiar precisam fazer parte de todo o processo.

"E estudo, muito estudo! Ler e estudar sobre a educação no nosso país, pesquisar os principais nomes da Pedagogia, tentar se manter um passo à frente do conteúdo que encontrarão na faculdade é o segredo para obter boas notas e tornar-se um profissional qualificado. Além do foco nos estudos, saber aproveitar todas as oportunidades que contribuam para o nosso crescimento, principalmente, pessoal. Essa é a base que fortalecemos ao sair da escola e que levaremos na bagagem para vida toda, aonde formos."