1º Simulado UERJ

1º Simulado UERJ

Conforme calendário escolar, no último sábado, os alunos da 3ª série do Ensino Médio fizeram o primeiro simulado de 2019. A prova, elaborada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), iniciou às 8h e o término foi às 12h.

Composto por 60 questões, o simulado abordou as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A aplicação do exame transcorreu bem e o clima de seriedade era visível entre os alunos. Para a Diretora Pedagógica Paula, “a aplicação destes simulados da UERJ aos nossos alunos, no decorrer do ano, é muito importante para norteá-los quanto ao estilo das questões, uma vez que a UERJ é a única universidade carioca que não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio e ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), como método de acesso aos seus cursos de graduação, justamente pelo seu processo seletivo possuir características similares ao ENEM.”

A aluna Ana Carolina Serra, conversou com a nossa equipe e deixou seu depoimento sobre o simulado: “a prova estava bem nivelada, consegui fazer todas as questões, acredito que o tempo de prova tenha me ajudado bastante. A área que tive mais dificuldade foi a de Ciências da Natureza, particularmente, a disciplina de Química. Mas, não me assustou, gostei muito do formato do simulado. Acredito que conseguirei avaliar meu nível com a frequência que eles forem acontecendo”.

Dessa forma, participar do Simulado da UERJ é uma oportunidade para o aluno treinar e se auto avaliar. Com base no simulado será possível diagnosticar qual a área do conhecimento que o educando se destaca e em qual precisa se esforçar mais. Assim que as notas forem divulgadas, cada aluno receberá uma avaliação de rendimento, com dicas e planos de estudos que serão personalizados, de acordo com a graduação escolhida. O acompanhamento será progressivo e servirá de base para os resultados nos demais simulados previstos para 2019.