Notícias


A Todas Mulheres, Respeito!

12/03/2019

A Todas Mulheres, Respeito!

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março. A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta por seus direitos. É comum nesse dia, as pessoas homenagearam as mulheres com flores, presentes, mensagens e frases.

A data originou-se na Revolução Russa de 1917, a qual esteve marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias. No dia 08 de março do mesmo ano, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida. Esse evento, ficou conhecido como "Pão e Paz", isso porque as manifestantes também lutavam contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

No geral, a história das mulheres está marcada pela submissão, bem como pela violência. A despeito de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, a luta ainda continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito. Ao longo desses anos, elas conquistaram espaços, mas ainda falta o reconhecimento de suas capacidades profissionais, intelectuais e psicológicas. Dia após dia, ainda precisam provar seus valores, na tentativa de conquistar a liberdade de serem humanas.

Que as novas gerações entendam a importância da igualdade de direitos para todos, que a família e a escola estejam unidas nos processos socioeducativos, encerrando um ciclo de desigualdades. Dessa forma, a educação poderá no futuro, fazer com que o dia de hoje seja lembrado apenas como um marco histórico pelas conquistas das mulheres e não como um eterno dia de luta e resistência na vida de novas mulheres.


VEJA AS FOTOS

Clique na imagem para amplia-la