Ação Ambiental - Mata Atlântica

19/06/2019

Ação Ambiental - Mata Atlântica

“Desastres Ambientais” é o conteúdo estudado pelos alunos do Ensino Fundamental I e será um dos temas abordados na avaliação (AV2) para fechamento do 2º trimestre. Nos dias atuais, a degradação do meio ambiente vem aumentando, por isso o tema precisa ser abordado em sala de aula para ser compreendido ainda nas séries iniciais.

Devido à urgência de se discutir novas formas de consumo e promover a consciência ambiental em nossos alunos, convidamos o produtor rural Adenilson Panzin para conversar com as turmas do 1º ao 5º ano sobre a importância da manutenção e preservação da Mata Atlântica.

Adenilson é filho de Claudionor Panzin, vencedor do prêmio Biguá na categoria “Produtor Rural”. A família de Adenilson desenvolveu o projeto “Recanto do Alemão – Produtor de Água” em sua propriedade, localizada na zona rural de Vargem Alta onde boa parte das terras era pasto. Há 23 anos, Adenilson e o pai, com a ajuda de toda família, começaram o plantio de árvores e mudas nativas e frutíferas, cercando a área com mais de 3 mil mudas. Hoje, a propriedade distribui água para 8 famílias e ainda sobra para manutenção da mata.

Durante a palestra em nossa escola, Adenilson reforçou com os alunos a importância da Mata Atlântica para o controle de desastres ambientais e o impacto do desmatamento para a humanidade e vida selvagem. Ao final da conversa, o produtor distribuiu mudas para que os alunos levassem para casa e fizessem o plantio com a ajuda da família: pitanga, ipê roxo e amarelo, palmito da Mata Atlântica, fruta do milagre (conhecida por ser um adoçante natural), cambuci, gabiroba entre outras.

Ao todo, foram distribuídas mais de 300 mudas no colégio. Além de levarem para casa, os alunos dos 5º anos B e C realizaram uma ação no Parque de Cocal, onde 10 mudas entre ipês e palmeiras foram plantadas, revitalizando o parque; a visita foi encerrada com um animado piquenique.

As fotos das atividades estão disponíveis em nossa galeria de fotos e no Instagram.