Aprendendo Química na Prática

05/07/2019

Aprendendo Química na Prática

Química é uma das disciplinas que sempre dividiu opiniões que vão do amor ao ódio. Isso ocorre principalmente, porque se trata de um conteúdo mais teórico, que fica no “campo da imaginação”. E para minimizar esse efeito e ajudar os alunos a entenderem como os átomos das moléculas rearranjam-se no espaço de modo a formar diferentes estruturas e a compreenderem os indicadores ácido-base, o professor Otávio propôs uma aula prática para os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Durante a aula sobre geometria molecular com os alunos da 1ª série, o professor distribuiu balões vermelhos e dividiu a turma em grupos para que construíssem modelos representando a geometria das moléculas, a partir apenas do balão de ar, em tamanhos diferentes. Os alunos aprenderam com essa atividade que não existe a possibilidade de outro tipo de geometria para cada molécula e que os ângulos das ligações resultam da repulsão entre as nuvens eletrônicas dos átomos, que os deixam em um arranjo em que ficam o mais distante possível uns dos outros.

Com a turma da 2ª série, o professor levou tiras indicadoras de ph e frutas como o limão e a laranja para que os alunos testassem o nível de acidez em cada uma delas. Explicando o conteúdo aos alunos, o professor lembrou que existem várias substâncias diferentes no cotidiano, além de soluções químicas usadas em laboratórios e indústrias que apresentam diferentes níveis de acidez e basicidade. “O gosto das frutas pode indicar a presença de ácidos ou bases: limão e laranja contêm ácido cítrico”, explicou o professor. Por isso, para medir o grau de acidez e de basicidade das soluções, foram criadas as escalas de pH e pOH.

Por ter um papel importante na construção dos conceitos, teorias e leis da Química, a experimentação também possui papel de destaque no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina em sala de aula. A química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos. Finalizando a aula, professor Otávio deixou uma valiosa dica:

"Tudo que está presente em nossa vida é uma matéria e apresenta reações de alguma forma. Qualquer um pode aprender Química, basta ter paciência e força de vontade”.