Dias

Ed. Infantil: Projeto Identidade

15/07/2019

Ed. Infantil: Projeto Identidade

Quem sou eu? De onde eu vim? Do quê eu gosto? A curiosidade infinita da criança se aplica a eles mesmos e não é incomum que indaguem os adultos sobre estas questões.

A identidade é uma construção e sua base e pilares são iniciados ainda na infância. Logo, oferecer uma estrutura de aprendizado coerente com a faixa etária da criança, é fundamental para o processo de desenvolvimento da nossa identidade. Ter consciência de si, de sua importância, seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas vitais para o desenvolvimento de uma identidade cidadã, bem resolvida e responsável.

Por isso, desde o início do ano, a professora Eva desenvolve o projeto “Identidade” com a turma do Infantil II. Durante o primeiro semestre, tia Evinha realizou atividades para que os alunos compreendessem as relações entre a realidade em que estão inseridos e o meio de aprendizagem utilizado em sala de aula. “É por meio da observação e estabelecimento dessas conexões, que as crianças começam a construção de sua identidade”, explicou a professora.

Tendo como base, o livro paradidático “ABC do Mundinho” da escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, a professora Eva, aplicou atividades de pintura, colagem, identificação da primeira letra do nome, compreensão da estatura, apresentação de outros tipos de identidade como reconhecimento de animais e frutas. Para a professora, “a identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos.”

O projeto “Identidade” será encerrado no segundo semestre, muitas atividades, brincadeiras e aprendizagem esperam por nossos alunos após o período de férias.