"Fake News" x Estatística

16/06/2021

As 'fake news" são táticas usadas para sobreposição dos interesses pessoais aos coletivos, sejam políticos, econômicos ou de entretenimento, criando, dessa forma, falhas de comunicação. Aproveitando essa temática atual sobre as notícias falsas, o professor Daniel de Matemática, realizou uma aula contextualizada sobre o assunto para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

Você sabia que as notícias falsas interferem diretamente nos estudos de pesquisa e estatística? Para o professor, é evidente que o fenômeno da divulgação de informações falsas pelas redes sociais, as fake news, é um desafio para os órgãos estatísticos.

O conteúdo estudado pelos alunos envolvendo análise de dados e estatísticas, levantou importantes pontos durante as explicações do professor que concluiu os estudos conversando com as turmas sobre como está cada vez mais difícil manter a credibilidade de institutos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístca).