Literatura de Cordel

04/10/2021

Literatura de Cordel

Os alunos do 5º ano B e C aprenderam sobre “Literatura de Cordel” e a aula teve como objetivo, desenvolver um trabalho com esse gênero literário, reconhecendo-o enquanto patrimônio social e cultural do povo brasileiro. Por meio dos versos com métricas e rimas, a turma conheceu aspectos da história nordestina, em particular, pois o cordel como manifestação cultural retrata o cotidiano, em particular, a realidade dessa região brasileira e suas peculiaridades.

Ao final da leitura, os alunos desenvolveram um varal de cordel para expor os trabalhos. O varal é o meio utilizado pelos poetas populares principalmente da região Nordeste, para divulgarem suas obras em forma de versos em folhetos de cordel.

→ Você Sabia?

Foi do hábito de pendurar os pequenos livros em varal que originou-se o nome desse movimento literário, sendo que para sua comercialização, as obras eram penduradas em cordões (cordéis).