Momento CEIC: Enzzo Nascimento

10/06/2019

Momento CEIC: Enzzo Nascimento

Jean Piaget, nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, afirmava: as crianças são pequenos cientistas. Basta apenas alguns minutos os observando, para percebermos quantas descobertas acontecem na infância em tão pouco tempo. Afinal, essa é a época na qual mais criamos modos de experimentar o mundo.

A tese defendida por Piaget, foi confirmada na última semana durante o “Recreio Animado” em nossa Escola. Aos 10 anos de idade, o aluno Enzzo Santos do Nascimento, já demonstra grande interesse pelos conteúdos de Ciência e sempre gostou de realizar experimentos em casa. Seu canal no Youtube, “Mais Legal”, foi aberto para que suas descobertas sejam compartilhadas com outras crianças. Com o apoio da mãe, Daiane Nascimento, ele pesquisa sobre diversos temas e estuda o que pode ser feito na prática para que a teoria seja comprovada. O intuito dele é de gravar os vídeos e explicar as curiosidades envolvidas no processo de desenvolvimento das experiências.

E foi no Colégio, que Enzzo apresentou um experimento sobre condução de energia utilizando apenas 3 tipos de água (comum, destilada e com sal). Para a atração, o aluno do 5º ano C, preparou uma pequena mesa com 3 lâmpadas de led, duas bases com pilhas e 3 potinhos onde ele colocou água normal, água destilada e água com sal. A experiência foi compartilhada com os alunos do Ensino Fundamental I e a cada passo, nosso aluno explicou sobre a importância dos componentes para que as lâmpadas acendessem sem o uso de energia elétrica.

Com os colegas em volta, o apresentador esclareceu as dúvidas que iam surgindo. Perguntado sobre como a lâmpada acendia apenas colocando o sal na água, o pequeno cientista respondeu: “a solução de sal na água, é condutora de eletricidade. A água pura não é condutora, mas se acrescentarmos o sal que é um mineral condutor, as lâmpadas acendem.”

E dessa forma, durante o recreio, os alunos conheceram um pouco mais sobre minerais que carregam energia (chamados de Eletrólitos), condutividade e corrente elétrica. Para saber mais, acesse o Instagram @colegioceic e assista ao vídeo explicativo que fizemos com o Enzzo.