Mostra Cultural 2019 | Sucesso!

28/10/2019

Mostra Cultural 2019 | Sucesso!

Imagine chegar ao Colégio e encontrar uma verdadeira exposição cultural, com obras de arte, oficinas, gastronomia, apresentações musicais e muita interação. Não é preciso imaginar. Esse evento existiu e foi a nossa Mostra Cultural 2019, que aconteceu no último sábado (26). Nesta edição, os alunos apresentaram todos os trabalhos que desenvolveram com base no tema “ES Cultura: A Pluralidade Cultural do Nosso Povo” qual permeou toda a programação.

Sustentabilidade

Um assunto que o Colégio CEIC | Dentinho de Leite sempre prioriza, a sustentabilidade teve grande espaço na Mostra. O foco foram os objetos construídos pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, utilizando materiais recicláveis, como: papelão, garrafas pet, sementes, tampinhas, palitos de picolé e outros, que ganharam novos formatos na composição de barquinhos, réplicas de pontos turísticos, peixes e instrumento musical (casaca).

Diversificação dos Povos: Indígenas, Africanos, Alemães e Italianos

​A Mostra que contou sobre a história cultural do Espírito Santo, também foi palco de uma série de exposições sobre as culturas africana, indígena, alemã e italiana com atividades alinhadas ao período de colonização do solo capixaba. Além de desenhos, textos e produções realizados pelos alunos sobre as tradições do continente, tivemos uma série de ações com convidados especiais (Grupo de Dança Pilger e Banda de Congo Beatos de São Benedito) e as paneleiras de Goiabeiras.

Interatividade:

Uma oficina de panelas de barro foi montada pelas paneleiras Luci e Cecília, da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, na qual alunos, professores e pais puderam, além de acompanhar o processo de produção da panela, conhecer o saber envolvido na fabricação artesanal do primeiro bem cultural registrado, pelo Iphan, como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes, em 2002. O processo de produção no bairro de Goiabeiras Velha, em Vitória, no Espírito Santo, emprega técnicas tradicionais e matérias-primas provenientes do meio natural.

Gastronomia:

Além de música, dança, arte e história, uma rica gastronomia foi apresentada aos visitantes. As turmas do 2º ano, construíram uma fábrica de chocolate, em homenagem à história da Chocolates Garoto, onde contaram sobre a importância social da empresa e as transformações do cacau até chegar ao ponto do chocolate. Já o 3º ano, surpreendeu a todos com uma degustação de pirão de peixe, feito exclusivamente na panela de barro e contou sobre o trabalho de preservação do mangue – bioma onde é retirado a matéria prima (argila) para confecção da panela de barro e de onde pescadores retiram o sustento com a reprodução de camarões, caranguejos e moluscos.

Café com Prosa foi o tema apresentado pelos alunos do 6º ano que receberam a todos com vários tipos de café: tradicional, expresso e cappuccino, acompanhados de deliciosos bolos e biscoitos caseiros. As turmas do 8º ano, passearam pelos países da Alemanha e Itália, levando ao público detalhes da colonização no interior do nosso estado. Vestidos a caráter, os alunos serviram durante a Mostra, pratos da culinária alemã e italiana que fazem parte da mesa de todo capixaba. Joelho de porco, chucrute, cuca de banana e para fechar com chave de ouro, reproduziram o tradicional tombo da polenta na quadra do Colégio.

Sucesso e Agradecimento

Trabalho em equipe e dedicação integral de todos os alunos, equipe pedagógica e todos os colaboradores do Colégio fizeram da Mostra Cultural um evento histórico.

O Colégio CEIC | Dentinho de Leite, agradece a todos que participaram do evento, desde a sua criação, planejamento até a sua execução. Ao grupo de dança Pilger Der Hoffnung e à Banda de Congo Beatos de São Benedito, às paneleiras de Goiabeiras, por se deslocarem até a nossa quadra e compartilharem outras culturas com o público.

E em especial, aos pais, responsáveis e familiares que nos prestigiaram e apoiaram o Colégio nesse evento, em parceria na construção dos trabalhos e nos honraram com sua presença, em mais um dia de celebração da cultura e do conhecimento.

Juntos, fizemos história e os melhores momentos desse encontro, estão disponíveis na galeria de fotos aqui do site.