O Julgamento de Capitu

09/01/2020

O Julgamento de Capitu

Os alunos do 9° ano, sob orientação das professoras Ariane Marques de Língua Portuguesa e Ana Rachel de Literatura, apresentaram uma simulação do julgamento da personagem Capitu, figura feminina central do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

A atividade partiu da leitura e da discussão da obra machadiana nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, e foi motivada, especialmente, pela dúvida que perpassa o enredo de “Dom Casmurro” acerca da traição de Capitu a seu marido Bentinho. Tal questão levou à proposta da realização de um júri-simulado a fim de “resolver” a problemática.

A ação, embora vinculada à disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, teve como objetivo estimular, nos alunos, a capacidade de argumentação, habilidades teatrais, além de conhecimentos jurídicos, proporcionando um ambiente de aprendizagem interdisciplinar. Além disso, constitui-se como uma proposta curricular inovadora, na qual os alunos foram colocados como protagonistas da própria aprendizagem.

O julgamento ocorreu na sala de aula e, ao final, o júri popular (composto por alunos e outros professores) decidiu pela inocência da acusada.