Produção Textual: Poema

02/07/2019

Produção Textual: Poema

A professora Ana Rachel, de Produção Textual, está trabalhando “Poema” com as turmas dos 7º anos. Esse gênero literário aproxima os alunos do prazer da leitura; estimula a interpretação de texto e a compreensão de sentidos figurativos da linguagem – tais como metáfora, eufemismos e hipérboles –; ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a expressar emoções.

Para a primeira aula, a professora convidou aos alunos para a montagem do mural na sala de aula que exibirá os quatro poemas escolhidos durante as explicações do conteúdo estudado. O plano de aula da professora Ana Rachel orienta o estudante a identificar rimas, relacionar o som das palavras ao efeito de sentido e conhecer as características dos autores selecionados.

De acordo com a professora, “o projeto da montagem dos murais, tem como objetivo ampliar o interesse dos alunos pela leitura de poemas, a sua percepção sobre a amplitude do universo temático da poesia e apresentar poetas portugueses e brasileiros”. Os primeiros trabalhos aconteceram hoje e o mural de inauguração será sobre o poema “Borboletas”, de Vinícius de Moraes. O último mural será composto por um poema criado por cada aluno, escrito e ilustrado individualmente.

A montagem e evolução dos trabalhos você poderá acompanhar aqui no site e também pelo Instagram do Colégio: @colegioceic.