Projeto de Leitura

17/04/2019

Projeto de Leitura

A importância da leitura é indiscutível quando o assunto em pauta é Educação. Afinal, mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e formação de bons leitores.

No entanto, conforme apontam os resultados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o público brasileiro tem uma média de leitura inferior a cinco livros por ano e 30% dos entrevistados nunca comprou um livro, o que ajuda a aumentar o desafio de incluir esse costume em nosso país. Desejando mudar esse cenário, no intuito de contribuir para a construção de cidadãos ativos e leitores assíduos, o Colégio CEIC iniciou no mês de abril, um grande projeto de leitura, que pretende incentivar ainda mais, as turmas do 1º ao 5º ano a despertar a curiosidade e manter o interesse que os alunos demonstram pelos livros.

O projeto “CEIC ler é uma aventura” consiste na busca do aluno por livros de literatura e gibis. Ao fazer o empréstimo de alguma obra, o aluno receberá uma ficha avaliativa que será preenchida ao final da leitura e junto à atividade, o educando receberá uma pena, que será peça fundamental para a confecção da “Asa da Imaginação” que compõe o projeto. Ou seja, quanto mais o aluno ler, mais penas ele irá receber.

Para participar, basta procurar a biblioteca nos horários de atendimento e fazer o empréstimo do livro desejado. Chegou a hora de dar asas à sua imaginação e voar alto na aventura da leitura.

Curiosidades sobre os nossos leitores:

• Somente na primeira semana do projeto, a biblioteca registrou 60 empréstimos.
  • Os livros mais procurados são as obras de Literatura Fantástica e Ficção.
  • A média de leitura mensal, pode chegar a 4 livros por aluno.