Prata da Casa

Ana Claudia Figueira Costa

10/09/2019

Ana Claudia Figueira Costa

Ana Cláudia Figueira Costa tem 34 anos, é a nossa pedagoga do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Pós-graduada em Gestão Educacional, dedica-se à educação ha 12 anos; trabalhou como coordenadora disciplinar durante 4 anos, há oito, atua como pedagoga.

A escolha da profissão, não foi imediata. Durante sua entrevista, Ana relembrou o início de sua vida acadêmica com o curso de Administração, trabalhava na área financeira e após o 4º período de faculdade, desistiu do curso. Para ela, sua busca por conhecimento e vivência, ia além de um escritório - “pedi demissão e iniciei Pedagogia. Sempre gostei de trabalhar com pessoas e a educação nos permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos dentro de uma formação não só acadêmica, mas humana.”

No seu tempo livre, nossa pedagoga gosta de estar com a família, ir ao cinema e mesmo nos momentos descanso, não deixa os estudos de lado. Sua relação familiar aliando entretenimento e estudos, reforça a proposta pedagógica do nosso colégio. Ana acredita que “família e escola devem caminhar juntos para apoiar o desenvolvimento dos alunos”, diálogo é a sua ferramenta chave para aproximar a família da realidade escolar dos alunos.

Ana acredita que o principal desafio para o Ensino Fundamental 2 é desenvolver e preparar os alunos, de forma inovadora. Despertar o educando para uma fase de oportunidades e descobertas que envolve essa etapa do ensino. Já para o Ensino Médio, a pedagoga afirma que o desafio é sempre ir além do conteúdo em sala, proporcionar uma formação integral para que os alunos sejam capazes de desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. “É essa preparação que faz a diferença para enfrentar a rotina de estudos: o ENEM, o vestibular, a Universidade e por último o mercado de trabalho”. O verdadeiro desafio mesmo, é prepará-los para as cobranças da vida.

Aos pais e responsáveis, uma reflexão de Robert Collier: “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”. Ana ao citar tal pensamento, define os esforços diários como “necessários para alcançarmos o sucesso do nosso aluno”. E antes de encerramos a entrevista, nossa pedagoga deixou uma mensagem para todos em 2019: “que seja um ano de muito trabalho em equipe, na busca de novos conhecimentos e melhores resultados sempre.

Contem comigo e excelente ano letivo a todos!”.