Prata da Casa

Daniel Jeremias

12/07/2022

Daniel Jeremias

Daniel Jeremias é matemático, formado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e veste a camisa CEIC como professor de Matemática. Atualmente, leciona a disciplina para as turmas do Ensino Fundamental II e Médio. Querido por todos da escola, o professor transforma o ensino da Matemática em um momento leve e descontraído.

Em sua entrevista, Daniel comenta sobre a escolha da profissão, a rotina de professor e os desafios impostos pelo isolamento social que transformaram a educação brasileira e as atividades que realiza fora da sala de aula.

“Escolhi ser matemático por dois motivos: o primeiro é que eu sempre gostei de Matemática e no decorrer da minha vida escolar, fui percebendo que em termos de perspectivas para o futuro tem diversas possibilidades de emprego. A licenciatura em Matemática fornece sólidos conhecimentos teóricos, competências na utilização de tecnologia informática e acima de tudo, prepara os seus alunos para enfrentar os desafios ao longo do seu percurso profissional. O segundo é que estudando sobre a área de exatas, a faculdade de Matemática tem bons conteúdos programáticos e elevado nível de exigência, o que no meu ponto de vista é sinónimo de qualidade. Na minha opinião esta licenciatura é um bom ponto de partida para aqueles que pretendem seguir a carreira de investigação ou ensino. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso podem ser utilizados na resolução de problemas em diversas áreas tais como a Economia, Biologia, Engenharia ou até mesmo na Medicina, por exemplo.”

Aqui na escola, o professor mantém uma rotina movimentada. Além de lecionar, Daniel participa ativamente dos projetos na escola. É presença garantida nos Recreios Culturais do Ensino Médio, onde toca instrumentos ao lado dos alunos e agita o pátio durante as apresentações.

“Eu gosto de estar perto dos alunos, de conhecer os interesses deles, incentivo a música e a arte de alguma forma, como meio de descontrair as turmas, porque tenho consciência de que os conteúdos são muito puxados. Além de fazer com eles tenham momentos de integração, é onde eu consigo me aproximar da realidade e usar essas informações nos exemplos que trabalho em sala de aula. Isso facilita e muito o aprendizado e aproveitamento da turma, a fase da pandemia abriu um buraco nessa relação, mas com muito esforço fomos reconstruindo a convivência de forma diferente”.

Na escola, o professor é reconhecido por sua prestatividade. Religioso, seu trabalho também é focado no voluntariado, onde auxilia o setor de comunicação do Convento da Penha e ajuda na preparação dos grandes eventos de um dos cartões postais do nosso estado.

“Sempre me esforcei para ajudar pessoas e a religiosidade nos permite exatamente isso. É como se ajudando o próximo, temos a chance de conhecermos melhor o amor de Deus e nos sentirmos mais perto Dele. Na escola, em casa, no trabalho, seja aonde eu estiver eu tento auxiliar os que estão a minha volta da melhor maneira possível, acredito que não somos sozinhos e em algum momento eu também precisei ou ainda vou precisar do apoio das pessoas.”

Ao encerrar sua entrevista, nosso matemático deixa uma mensagem de carinho a todos os colaboradores e alunos, ou melhor, aos seus consagrados (bordão carinhosamente utilizado por ele ao entrar em sala).

Meus consagrados, querido alunos. O momento que vivemos em 2020 foi inédito e muito foi feito para chegarmos até aqui, com saúde e união. Durante o isolamento, nos reinventamos todos os dias para alcançarmos o mesmo objetivo, adquirimos conhecimento e eu tenho muito orgulho de cada um de vocês, pois o meu trabalho só é possível, quando a classe e a escola acreditam nele e essa prova eu tenho todos os dias ao ver como evoluímos. A todos da escola, deixo a minha admiração e o meu desejo de que todos continuem se cuidando para que possamos nos reencontrar e preencher o Colégio novamente, como nos velhos tempos. Que Deus abençoe a todas as famílias da nossa escola. Vocês são incríveis, muito obrigado e estamos voltando CEIC!

Professor Daniel, o Colégio CEIC deseja excelente retorno à sala de aula e que o seu desejo se cumpra com todos de volta na escola. O Colégio CEIC | Dentinho de Leite agradece a oportunidade em tê-lo como parte do time de professores, você como matemático nato, veio para somar e multiplicar. Valeu professor!