Prata da Casa

Fernanda Maria Oliveira

12/07/2022

Fernanda Maria Oliveira

Fernanda Maria graduou-se em História na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Lecionando para as turmas do Ensino Fundamental II e Médio, Fernanda é a "Prata da Casa" do mês abril. Em sua entrevista, a professora comenta sobre a escolha da profissão e suas motivações.

“Sempre fui fascinada por História, mas não me imaginava sendo professora por conta da minha timidez.  Prestei vestibular na UFES para o curso de Arquivologia e durante a graduação meus colegas diziam que eu explicava muito bem e por isso deveria ser professora. Foi então que após me formar em Bacharel em Arquivologia prestei novo vestibular e entrei no curso de História. Hoje perdi a timidez e sou completamente apaixonada pela minha profissão.”

Além da sala de aula, Fernanda dedica-se à leitura e ao amor por sua família com quem celebra cada conquista da sua vida. A última delas, a qualificação para o seu mestrado em “História da Educação”. “Acredito que o me move é a vontade de ocupar os espaços que por muito tempo insistiram em negar a presença das pessoas negras na sociedade. E ser uma historiadora me permite exatamente isso.”

Antes de encerrar a entrevista, nossa “Prata da Casa” deixa um recado aos alunos e colegas de trabalho.

“Queridos alunos e amigos colaboradores desejo que o amor, a sabedoria e a solidariedade estejam presentes cada dia mais em nossas vidas, dentro e fora da escola. Que possamos por meio da educação, ser a diferença na vida de muitas pessoas.”