Hellen Malhame

23/11/2020

Hellen Malhame

Hellen Malhame, leciona filosofia para as turmas do Ensino Médio. Há mais de 3 anos em nossa Instituição, é a "Prata da Casa" do mês de novembro.

Sobre a escolha da profissão, Hellen nos confessa que enfrentou um período de incertezas enquanto cursava Administração e Recursos Humanos,  foi quando optou trocar de área e descobriu que a sua  relação com a sala de aula foi como “amor à primeira vista”.

“Escolhi minha profissão após muitas idas e vindas. Depois de cursar Administração e Recursos Humanos, me voltei para a Filosofia. No mesmo ano de início do curso, já comecei a lecionar esporadicamente, como substituta. Me apaixonei pela sala de aula e nunca mais larguei. É o que amo fazer e não me vejo atuando em outra área.”

Relembrando alguns momentos vestindo a camisa do time CEIC, Hellen guarda uma cena em especial:

“A lembrança que mais me marcou foi o contato inicial com as turmas. Fui muito bem recebida no meu primeiro dia de aula, com dezenas de perguntas, olhares curiosos e muita vontade de aprender. Isso é o que me motiva a dar sempre o melhor de mim em sala de aula, é o mínimo que poderia fazer para retribuir todo esse carinho que recebo diariamente aqui na escola.”

Como estudiosa da sociedade antiga e moderna, nossa filósofa avalia o período que estamos enfrentando em decorrência do Coronavírus, como uma inegável mudança.

“É inegável a mudança pela qual passamos. Nossas perspectivas foram reavaliadas e nossas prioridades mudaram. Acredito que o mundo estará mais atento às pesquisas científicas, às desigualdades de acesso a saúde, educação e até mesmo de renda, princípios básicos que regem uma sociedade. Com tantas questões urgindo respostas em tão pouco tempo, nos obrigamos a dar conta de tudo isso da melhor maneira possível, o que possivelmente contribuirá, como humanidade, a um senso de necessidade de adaptação e respostas rápidas, caso haja algo similar no futuro. Não é uma experiência que ninguém queira viver, obviamente, mas da qual podemos tirar proveitosas lições, com uma oportunidade de evoluirmos pessoalmente.”

Além de se dedicar aos estudos da Filosofia, Hellen cursa o último período de Sociologia, leitora confessa, a professora também dedica parte do seu tempo a livros, ouvir música e diverte-se com jogos de tabuleiro.

“Eu sou apaixonada por livros, discos de vinil e todo tipo de coisa que envolva o mundo nerd: videogame, quadrinhos, filmes, documentários, podcasts... estou sempre ligada nas novidades nessas áreas. Tenho vontade de saber tudo e fazer tudo ao mesmo tempo, mas não tem jeito, não é? Então eu me divido entre as tarefas cotidianas e minhas paixões regularmente. É o que me mantém ativa e feliz, além de ser um elo entre meu passado e meu presente, porque me fez a pessoa que sou e ainda me auxilia a criar laços com meus alunos, tendo algo em comum com eles.

Antes de encerramos, Hellen nos deixa uma mensagem:

“Desejo que todos tenhamos o máximo possível de serenidade para lidar com nosso tempo conturbado. Tolerância, respeito, apreço pelo outro e pela vida coletiva são essenciais para nós, seres naturalmente fadados ao convívio em sociedade, e cuja racionalidade nos trouxe os benefícios e progresso que alcançamos em tantas áreas. Que haja discernimento e paciência para lidar com os problemas e suportar esses tempos difíceis através do afeto dos nossos entes queridos (estejam eles perto ou longe) e da certeza de que tudo passa, assim como essa pandemia passará. Não percamos a esperança!”

Professora Hellen, o Colégio CEIC agradece a oportunidade por tê-la como parte do time de colaboradores e por você compartilhar seu conhecimento diariamente com nossos alunos. Desejamos a você, muitos livros, danças ao som de vinis e vários momentos em família ou com amigos, regados a jogos, risadas e claro, reflexões filosóficas do jeitinho que você mais gosta. Valeu professora!