Mariana Costa

09/11/2021

Mariana Costa

Professora de Geografia, Mariana Costa é o nosso destaque de novembro. Vestindo a camisa do nosso time há mais de 8 anos, a professora do Ensino Fundamental II nos conta como o ensino da Geografia transformou a sua vida.

1- Por que ensinar Geografia?

Ensinar geografia é promover um outro olhar para o mundo em que vivemos em diferentes escalas, desde o local até o global. Alem do olhar, promover o debate crítico sobre os temas que estão em nosso cotidiano é primordial no ensino de geografia para que os alunos possam aprender a explicar, compreender e até mesmo representar os processos de mudanças que ocorrem em nosso planeta.
Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nós diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

2 – Em todos esses anos fazendo parte da equipe CEIC, qual a melhor lembrança?

Tenho muitas passagens felizes com a escola. Mas hoje, fico com uma recente: a "Mostra Cultural" de 2019 que retratou a cultura capixaba, foi incrível. Um trabalho grandioso, com envolvimento de todos do Colégio: professores, alunos, família, equipe administrativa, foram meses de preparação com as atividades realizadas em sala para serem expostas no dia do evento. Junto com a professora Maria Luiza, de Ciências, realizamos um trabalho de pesquisa sobre as primeiras famílias italianas que chegaram no estado, a nossa turma do 8º ano, se empenhou em cada etapa, desde os trabalhos escritos, até o vestuário que eles usaram no estande que montamos. Vestidos a caráter, recebemos os convidados com muita informação sobre os sobrenomes das famílias tradicionais, comidas típicas e no final, realizamos o tombo da polenta ao vivo, foi demais!

3 – Como se sente trabalhando na área da Educação?

Feliz! Estou exatamente onde eu sempre desejei estar. A Educação é o que me mantém viva, é o que me motiva entrar na minha sala de aula, desenvolver atividades e despertar nos alunos, a vontade de aprender. Curto cada detalhe, desde o planejamento até a execução dos projetos e aprendo muito, todos os dias. E assim, a Educação vai transformando a minha volta. Me sinto privilegiada, ao ver a evolução dos alunos a cada ano.

4 – Qual o maior desafio na sala de aula? E a maior recompensa?

O grande desafio é mantê-los atentos, com vontade de aprender, de realizar atividades. Vivemos uma era tecnológica em que tudo se perde muito rápido e o maior desafio é não ensinar somente “conteúdos programáticos”, mas também, inserir os alunos em momentos lúdicos, despertar nas crianças momentos de interação com o próximo. A sociedade está cada vez mais solitária, é desafiador desenvolver atividades e projetos que insiram os alunos no meio em que vivem, que façam com que eles se sintam parte da comunidade, que cresçam e se transformem em adultos éticos e responsáveis pelo que produzem e consomem. A maior recompensa é vê-los vencendo.

5 – Deixe uma mensagem aos nossos alunos e colegas de trabalho.

Eu estou muito feliz e extremamente agradecida com o retorno de todos nós para a escola. Aos meus alunos, agradeço pelo empenho em acompanhar as aulas, pelo respeito com meu trabalho e por serem meus companheiros nessa linda jornada rumo ao conhecimento. Aos meus amigos professores e demais colegas de equipe, juntos, superamos um período difícil, talvez o maior desafio profissional de nossas vidas até aqui que foi dar aula fora da sala de aula, sem a presença dos alunos. Contem sempre comigo, pois sabemos que a Educação é o melhor caminho para criarmos uma sociedade mais justa e íntegra. Obrigada a todos vocês: alunos, pais e equipe CEIC, por confiarem em meu trabalho e impulsionarem a minha caminhada profissional.

Mariana, o Colégio CEIC agradece por sua dedicação e deseja muito sucesso em sua carreira e que você possa desfrutar as conquistas do seu trabalho ao lado da sua família, curtindo cada evolução do pequeno Théo. Temos muito orgulho por tê-la como parte da nossa equipe.