Zélia Borges

07/05/2019

Zélia Borges

Zélia Borges dos Santos é formada em Pedagogia e desde 2009 integra nossa equipe de professores. Tia Zélia, como é chamada por alunos e pais, completou 10 anos à frente da sala de aula em nossa Instituição.

Nessa entrevista, tia Zélia conta um pouco da sua trajetória profissional e do orgulho que sente ao entrar em sala de aula.

1 – Como foi a escolha de sua profissão?

Escolhi Pedagogia desde criança, sempre gostei de brincar de “escolinha” e já na fase da adolescência, ajudava minhas amigas nos deveres de casa e organizava grupos de estudos em minha casa. Escolhi ser professora, porque acredito que seja a carreira mais gratificante que existe e indiscutivelmente, a mais bela. Professor é a base da sociedade, somos o caminho para toda e qualquer profissão.

2 – Nesses 10 anos no Colégio CEIC, qual a melhor lembrança?

Sem dúvida, os anos em que trabalhei com a alfabetização. Foram anos muito especiais, pois ensinar uma criança ler e a escrever, é abrir portas para um mundo novo. Muitos alunos desse tempo, ainda encontro pelos corredores da Escola e vê-los avançando, lendo, apresentando trabalho é o que faz tudo valer a pena. É pelo crescimento pessoal dos meus alunos que tenho a certeza de que minha missão está sendo cumprida.

3 – Como se sente trabalhando na área da Educação?

Sinto-me realizada. Gosto do que eu faço, mas como toda profissão, tem seus desafios. Enfrento todos eles a cada dia e graças a isso, vou me fortalecendo e aperfeiçoando meu trabalho. Em mais de 20 anos de sala de aula, encontrei pessoas maravilhosas que sempre me apoiaram e estiveram ao meu lado nos momentos difíceis. Aqui no CEIC, tenho todo suporte necessário ao entrar na sala de aula, conquistei meu espaço e fiz muitos amigos. Tudo que tenho hoje é fruto da minha relação profissional com a Educação, ser professora é um verdadeiro presente que Deus me deu.

4 – Qual o maior desafio na sala de aula? E a maior recompensa?

O maior desafio é manter os alunos centrados, interessados em aprender. Vivemos uma era tecnológica, com crianças curiosas e urgentes, onde tudo perde o interesse muito fácil. Como toda profissão, preciso sempre me atualizar, me manter próxima da realidade deles para que se sintam seguros e acolhidos em sala. A maior recompensa é um conjunto de ações. É tê-los como alunos e amigos, oferecer um ensino de qualidade hoje e vê-los colhendo os frutos no futuro, perceber o orgulho dos pais ao visitar a Escola e saírem emocionados com as conquistas dos filhos. Se existe recompensa melhor, eu desconheço.

5 – Deixe uma mensagem aos nossos alunos e colegas de trabalho.

Todo mundo deseja alcançar a felicidade e o sucesso. Muitos confundem sucesso com felicidade, os dois podem andar juntos ou separados, basta sabermos escolher os caminhos. Felicidade é um estado de espírito, pode durar um dia ou dois, pode vir em forma de sorvete num dia quente, já o sucesso, é um processo longo. Sucesso é o reflexo de todas as nossas ações ao longo da nossa vida pessoal ou profissional. Sucesso pessoal é deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, o profissional, vem com muita dedicação ao trabalho e estudo. Em tudo que ousar fazer, estude! O trajeto para alcançarmos a felicidade e o sucesso juntos, começa a ser traçado a partir dos nossos sonhos e da nossa força de vontade. Aos meus queridos alunos e colegas de trabalho, seguimos juntos, rumo à nossa felicidade e ao nosso sucesso em mais um ano letivo.