Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental I é a etapa da construção dos alicerces de aprendizagens que se darão ao longo de toda a vida. É a etapa de início e consolidação do processo de letramento na língua materna. Nesse período, os alunos do 1º ano estudarão no espaço do Dentinho de Leite, onde passarão os anos da Educação Infantil.

O Colégio CEIC equilibra a aproximação da aprendizagem sistematizada que caracteriza o Ensino Fundamental, sem perder a riqueza de experiências, por meio do lúdico. Considerando que a educação não se limita somente à sala de aula, promovemos a diversificação na rotina dos alunos utilizando-se de visitas pedagógicas, viagens, atividades físicas e esportivas. Além disso, lançamos mão de projetos educacionais – que permitam, a nossos alunos, o desenvolvimento dos seus talentos e de suas habilidades – e de aulas no Laboratório de Ciências e na sala de multimídia.

Nas séries iniciais, inicia-se a construção de procedimentos e atitudes necessárias para a aprendizagem, tais como a organização do tempo, os registros formais, as rotinas de estudos, entre outros aspectos. Já a transição para o Ensino Fundamental II é realizada de forma cuidadosa no Colégio CEIC, tendo em vista que nossos alunos têm a oportunidade de vivenciara rotina inerente a essa etapa. Dessa forma, adquirem segurança para lidar com o aprofundamento dos conteúdos.

O Colégio está atento a essa nova etapa e, por isso, oferece atividades integradas às disciplinas, as quais permitam explorar suas potencialidades, por meio de projetos pedagógicos que culminam em exposições que fazem a diferença, mostrando que nossos alunos são capazes de transformar a informação adquirida em conhecimento. Ademais, utiliza, em todo o Ensino Fundamental, material didático que atenda às exigências do MEC e às necessidades da educação nacional.

A partir do 9º ano, o enfoque pedagógico visa preparar os alunos para a entrada no Ensino Médio, por meio do uso do material didático desse segmento de ensino e de um planejamento que segue as orientações do sistema pH de Ensino (RJ), com o qual nossa Instituição tem feito uma parceria de sucesso nos últimos anos.

FOTO 1.jpg